EDUCAÇÃO MORAL: do tradicionalismo à renovação. A contribuição de Bernardino Leers

Nilo Agostini

Resumo


Este texto é fruto de uma pesquisa bibliográfica sobre a contribuição de Bernardino Leers, teólogo da moral e religioso franciscano, na área da Teologia Moral. Sua atuação marcou profundamente a compreensão da educação moral na sua transição do tradicionalismo à moral renovada. A presente pesquisa iniciou por demarcar o lugar que ocuparam os manuais clássicos, tradicionais ou neoescolásticos, que buscavam garantir uma educação ministrada com autoridade e estabilidade. Verificou-se a necessidade de trabalhar o senso histórico, o que nos levou a superar a inércia histórica muito forte na moral dos manuais, apontando para o desafio da renovação. Na experiência de Leers, a renovação iniciou-se no contato com o povo simples, com os pobres, atento à irrupção de novos sujeitos sociais da ética; ele captou a realidade em movimento, coadjuvado pelos aportes do Concílio Vaticano II e pela renovação que se seguiu, o que o levou a identificar as contradições existentes na sociedade e o lugar da moral enquanto leitura dos “sinais dos tempos”.

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