A CIBERCULTURA NA SALA DE AULA DO ENSINO SUPERIOR: IMPLICAÇÕES ÉTICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM E NA COMUNICAÇÃO

EDEMILTON DOS SANTOS

Resumo


Em tempos de tecnologia, que emerge também na Educação, faz-se necessário analisar a ética e a tecnologia na sala de aula do Ensino Superior. Para começar essa ação, é preciso lançar um olhar filosófico-tecnológico sobre a cibercultura para que esta possa auxiliar como caminho aliado promovendo uma relação ética e responsável no processo de ensino e aprendizagem, bem como no uso da comunicação nos meios cibernéticos. Com o procedimento bibliográfico, fundamentando-se o tema em autores que refletem sobre a ética da responsabilidade, a cibercultura e suas implicações na sociedade, é possível uma resposta de como ser ético e responsável na produção do conhecimento, tanto para os educandos como para os educadores. A tecnologia, protagonista do novo na Educação, precisa estar conectada com o saber para formar uma parceria que leve a comunidade educadora a perceber as mudanças do físico para o virtual e atuar com tranquilidade, estabelecendo um caminho de aprofundamento no novo mundo da virtualidade. Esta, por sua vez, deve levar a uma experiência que seja capaz de olhar para a sala de aula e perceber nela um espaço de oportunidades promovidas pela arte da técnica para formar pessoas capazes de usufruir da tecnologia e não a tecnologia usufruir das pessoas.


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