O Simpósio

O Simpósio de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião, na sua segunda edição, quer ser uma contribuição para a pesquisa e reflexão em torno a temáticas relevantes, como a “Religião, Ética e Violência”.

A religião sempre será um tema instigante para pesquisadores. Ela abre campos de saberes que se entrelaçam na busca da compreensão do ser humano e na sua relação com o Sagrado. Essa busca permanece como tentativa de respostas do ser humano ao desafio de viver e crer.

Não em menor escala está a Ética, temática que não pode ser averiguada sem considerar os desafios de nossa sociedade contemporânea, como a violência. A sociedade perdeu a dimensão do cuidado ecológico e das relações, originando violências em todos os sentidos.

Além das várias sessões temáticas, o II Simpósio propõe refletir sobre o imaginário religioso e a violência no pensamento medieval e moderno; a democracia, o poder e a violência, bem como o delicado desafio dialogal em tempos sombrios de intolerância religiosa e do direito de crer.

Portanto, buscar uma reflexão que entrelace esses três temas é o desafio desse simpósio. Os olhares filosófico, teológico e das ciências da religião serão de grande proveito para compreender a estrutura de pensamento que sustenta as relações sociais.

Pic 01

Pic 02