Estudo das relações e tensões entre a ciência e o Lebenswelt

No items found.

Estudo das relações e tensões entre a ciência e o Lebenswelt

Selecione

A formação da experiência na modernidade é apresentada através das sensações subjetivas ou pelas ideias imanentes à consciência. A ciência moderna surge no campo da consciência das ideias e na representação do mundo pelos números e abstrações que no primeiro instante são correlacionados a mente. Através de uma abordagem da ciência teórica (e não da filosofia da ciência), articularemos a pretensão científica demonstrada no seu surgimento e desenvolvimento. Como a ciência se relaciona com a humanidade? De que modo podemos falar de um mundo científico? Qual é a teleologia da ciência e da técnica? A ciência pode resolver todas as pretensões da vida humana? Todas essas questões serão discutidas e abordadas pelo viés científico. Dessas questões que surgem da subordinação do mundo da vida à ciência, surgem novas indagações que serão refletidas pela filosofia fenomenológica: Qual o nível de intencionalidade da ciência? Pode a ciência ocupar o mundo da vida? Como podemos resolver essa tensão? Dessas indagações será possível demonstrar fenomenologicamente a possibilidade de uma nova abordagem epistemológica e ética sobre o ser.

O curso tem como objetivo geral fornecer uma análise sobre a relação entre ciência, as categorias científicas e o mundo da vida (Lebenswelt). Mostrar como a ciência é produzida pelo ego e se desenvolve na esfera do mundo, bem como as tensões produzidas na formação dessa relação. O pretendido estudo será feito pela via científica e pela reflexão filosófica. Intencionamos com esse conhecimento a formação teórica do estudante, desenvolvendo o sentido crítico e ético da questão proposta, isto é, a real identidade do discurso científico e o desenvolvimento da compreensão do fundamento da ciência no mundo da vida.  

1 – Apresentar a formação do discurso e o desenvolvimento científico pela ciência e pela técnica, através das diversas teorias formadas historicamente desde a modernidade até os dias atuais.

2 – Apresentar a teoria fenomenológica da ciência e do mundo da vida, demonstrando as tensões e pressupostos egológicos que estão envolvidos na formação da ciência. Discutir o caminho fenomenológico originado pelo Lebenswelt para uma fundamentação significativa e humana da ciência.