A Especialização em Formadores e Formadoras para a Vida Religiosa foi criada a partir da observação do complexo e exigente processo de formação para a Vida Religiosa Consagrada no cenário sociocultural e religioso que vivemos.
O processo formativo para a Vida Religiosa Consagrada deve ser orgânico. Ele requer um criterioso e cuidadoso acompanhamento vocacional. Também se fazem necessários recursos materiais, financeiros e humanos suficientes, além de Formadores e Formadoras conscientes de sua missão e ministério, bem formados e preparados para responder aos diversos aspectos da formação.
Formadores e Formadoras para a Vida Religiosa em atuação nesse ministério; consagrados e consagradas que se preparam para assumir o ministério da formação; religiosos/as e outras pessoas envolvidas no processo formativo da Vida Religiosa.
(a) Promover uma sólida e diversificada formação para o exercício do ministério de Formador e Formadora, em consonância com a dinâmica própria da Vida Religiosa Consagrada;
(b) Oferecer um marco conceitual – antropológico, sociológico, psicológico e teológico – para compreender os horizontes, contornos e desafios da Vida Religiosa Consagrada na atualidade;
(c) Proporcionar um espaço de debate em que se discutam, com rigor acadêmico, os objetivos, as metodologias e as práticas concretas do processo formativo, nas diversas configurações atuais de Vida Religiosa Consagrada.