No items found.

Gestão Confessional

Selecione

Partes do curso, na modalidade ora apresentada, surgiram, ainda como cursos livres e presencial, a partir de 2009, dirigidos a religiosos de todo o Brasil. Ao longo dos anos, e dezenas de turmas tendo já participado desses cursos, levantou-se a importância de um curso completo com maior carga horária, em nível de especialização, que pudesse aprofundar melhor os diversos temas vinculados ao referido campo da gestão eclesial e de Pessoas.

Fortemente embasado no trabalho de consultoria que o Axis Instituto vem desenvolvendo há quase duas décadas, o curso busca prover formação consistente e aprofundada visando suprir as necessidades, de parte do público católico – religiosos e leigos –, em diversas subáreas da gestão, enquanto campo de conhecimento e prática laboral.

A grande experiência do Axis, em todo o Brasil e no exterior, nos campos da educação confessional e da gestão, será a base para o curso, que terá enfoque eminentemente prático, conquanto embasado em forte fundamentação teórica

O curso de Gestão Eclesial e de Pessoas tem o intuito de capacitar os participantes a agirem corretamente nos diversos momentos e situações que envolvem pessoas, estruturas, sistemas e processos, tanto nas organizações quanto fora delas. A gestão adequada dos diversos subsistemas organizacionais, das pessoas e dos relacionamentos leva à melhoria do desempenho, a um clima organizacional positivo, a relações profissionais mais verdadeiras e genuínas e à melhoria geral dos resultados, em diversas dimensões, das instituições católicas.

O curso trabalha diversas questões conceituais atinentes ao campo de estudo, bem como temas e aspectos instrumentais visando auxiliar as lideranças concretamente, no seu dia a dia; como programa, busca concentrar esforços, energia, foco e conteúdo em aspectos individuais (conhecimentos, habilidades competências, desenvolvimento emocional) constituintes das pessoas dos líderes e aspectos institucionais (instrumentos gerenciais, estruturas de gestão, políticas e normas). Assim, busca-se propiciar oportunidades para que os participantes se desenvolvam como profissionais e como pessoas, para exercerem melhor a liderança. Simultaneamente, procura instrumentalizar as lideranças para a melhor estruturação e funcionamento das instituições a que pertencem ou à qual estão ligados. Propõe estudos de caso e reflexões, para que o aluno avance a sua aprendizagem para além das dimensões meramente cognitivas.

O curso é destinado a religiosos/as em formação ou já no exercício de suas funções, notadamente em cargos de liderança. Leigos/as que trabalham em instituições confessionais também fazem parte do público-alvo.

Geral

Preparar o aluno para lidar, de forma adequada, com as diversas situações e subsistemas da área de Gestão Eclesial e de Pessoas, em paróquias, dioceses e arquidioceses, colégios e faculdades, hospitais e obras sociais, com uma visão também do contexto internacional.

Específicos

a) Contribuir com aportes teórico-práticos para análises aprofundadas de situações usuais na área de gestão, em seus diversos subsistemas;

b) Desenvolver, no participante, repertórios atitudinais amplos para lidar com os desafios da área de gestão;

c) Propiciar, ao participante, uma visão de funcionamento integrado e sistêmico da área de gestão;

d) Desenvolver habilidades e competências específicas para lidar com as diversas situações ligadas à gestão, em seus diversos subsistemas;

e) Desenvolver habilidades de observação, análise, comunicação e planejamento na área.

f) Oferecer, no módulo internacional, em Roma, oportunidade de o aluno ampliar a sua visão de mundo e da gestão de obras católicas.

No items found.