Minicurso | Introdução à Psicologia Complexa de Carl Gustav Jung

No items found.

Minicurso | Introdução à Psicologia Complexa de Carl Gustav Jung

Selecione

Data do início do curso adiada para 01/09/22.

 Trata-se de um curso introdutório sobre a Concepção de humano, apresentada por Carl Gustav Jung, em um itinerário que concilia vida (autoexperimentação) e obra (construção de sua fenomenologia empírica da psique). A criação de sua Psicologia Complexa — também conhecida como Psicologia Analítica Junguiana favorece o autoconhecimento, a formação criativa e cumprimento do processo de individuação (tornar-se si mesmo). Caminhos necessários para um ato reflexivo crítico advindo das assimilações, acomodações, ressignificações e amplificações que podem culminar em uma saudável experiência relacional do eu rumo ao Selbst (Si-mesmo/Totalidade Psíquica). O curso será oferecido em regime remoto.

Proporcionar aos participantes uma compreensão autobiográfica e biográfica da obra de Jung. Oferecer caminhos de um estudo analítico na envergadura de sua obra redimensionada não linearmente, mas por temáticas. Analisar o itinerário (prático e teórico) que culmina no ápice da criação de sua fenomenologia empírica construtiva da psique. Averiguar como o arquétiponuminoso desvela-se na natureza psíquica e como o humano pode participar deforma responsável na construção de um Unus Mundus (mundo uno).

Apresentação do Plano de Ensino (Referências principais e complementares).

Aulas expositivas dialogadas sobre o itinerário humano e o ato criativo teórico deJung:

-         Aspectos que propõem uma saída da Psicologia sem alma (Psychologieohne Seele) para uma Psicologia aberta ao itinerário do centro mais profundo, ao regaste relacional que busca promover o conhecimento dos tipos psicológicos, o equilíbrio das quatro funções psíquicas (Pensamento Û Sentimento Û Sensação Û  intuição) e do agir humano em prol de um mundo unificado.

 

-         Apresentação dos conceitos básicos em que se sustenta a Psicologia Complexa de Jung na tentativa de demonstrar que as três instâncias psíquicas interagem em prol de uma unificação, sendo elas: a Consciência, o Inconsciente Pessoal e o Inconsciente Coletivo.

 

-         Analisar caminhos de averiguação sobre a atuação dos símbolos vivos na natureza psíquica, demonstrando que Jung intuie propõe itinerários demonstrativos para afirmar que a alma é naturalmente religiosa. Esse fenômeno, por ser uma experiência de ordem interna, em determinado momento emerge na consciência pessoal que recebe influências de forças autônomas/arquetípicas.  

No items found.