MBA em Gestão da Educação Católica: liderança, gestão, currículo e pastoralidade

No items found.

MBA em Gestão da Educação Católica: liderança, gestão, currículo e pastoralidade

Selecione

Comunidade, Aprendizado, Partilha, Cuidado, Currículo Evangelizador

 

O MBA em Gestão da Educação Católica é uma parceria entre o ISTA e a GAUDIUM EDUCAÇÃO e está organizado em três dimensões:

 

- PESSOAS

- PEDAGÓGICO-PASTORAL

- GESTÃO EVANGÉLICA DOS BENS

 

A liderança, em especial, em instituições educacionais, não pode ser uma atividade solitária. Tão importante quanto o desenvolvimento de itinerários interdisciplinares que promovam a construção de competências, é a criação de espaços tempo de cuidado e partilha, onde educadoras e educadores possam crescer juntas e juntos, ampliando seus repertórios a partir de uma Epistemologia do Encontro.

Nesse sentido, desejamos criar comunidades de aprendizado que possibilitem o desenvolvimento integral e a formação continuada de educadores e educadoras para assumirem cargos de liderança em instituições educacionais católicas.

Modalidade de oferta O “MBA em Gestão da Educação Católica: liderança, gestão, currículo e pastoralidade” será ofertado na modalidade EAD. O programa está estruturado em jornadas, sendo cinco no total:

Primeira Jornada:
Construção e partilha de repertórios teóricos (256 horas).
Durante essa jornada, o/a estudante participa de aulas e realiza pesquisas acerca dos elementos teóricos que fundamentam as dimensões da liderança, da gestão, do currículo e da pastoralidade
_____________________________________________________

Segunda Jornada:
Construção e partilha de repertórios práticos (64 horas)
Nessa fase do programa, o/a estudante participará de momentos de partilha de práticas de gestão nas instituições educacionais católicas, compreendendo todas as suas dimensões. Serão oficinas voltadas para benchmarking e para a prototipação de projetos e processos, com possibilidade de implantação nas realidades dos/as participantes.
______________________________________________________

Terceira Jornada:
Diferenciando-se dos cursos tradicionais, ao final do programa, o/a participante não escolhe um tema ou área para desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso, mas uma área para participar de um projeto pessoal de mentoria com líderes experientes, que esteja em consonância com a sua atividade na instituição:

PESSOAS E GESTÃO EVANGÉLICA DOS BENS:
  • Diretores/as;
  • Coordenadores/as Gerais;
  • Administradores/as;
  • Gerentes de diversas áreas.

PEDAGÓGICO-PASTORAL:
  • Coordenadores/as Pedagógicos/as;
  • Coordenadores/as de Pastoral;
  • Orientadores/as Educacionais.
______________________________________________________

Quarta Jornada:
A liderança é uma Alegria!
Inserida no contexto da jornada anterior, nessa etapa, o/a estudante é convidado/a, em parceria com o/a seu/sua mentor/a, a construir o seu Propósito de Liderança, um exercício amplo e profundo, que permitirá a identificação de potencialidades, oportunidades e desafios; a definição de objetivos, metas e estratégias; a vinculação da dimensão profissional com a pessoal e a institucional.
______________________________________________________

Quinta Jornada:
A liderança é um serviço! (24 horas)
O/a participante é convidado/a a ingressar, permanentemente, em uma comunidade, uma rede de líderes de instituições educacionais católicas, que possibilita o cuidado, as trocas, o relacionamento, oportunidades de trabalho e formação, dentre outros.

Carga horária 360 h/a
Local de realização Instituto Santo Tomás de Aquino/Belo Horizonte e Gaudium Educação - Belo Horizonte. Todo o curso será ofertado na modalidade EAD, por meio de atividades síncronas (aulas ao vivo)
Turno O Curso será noturno, com aulas às terças e quintas-feiras.
Período de duração De fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024.
  • Agentes     de pastoral;  
  • Educadores/as, professores/as e gestores/as de instituições educacionais católicas (religiosos/as, sacerdotes, diretores/as, coordenadores/as, orientadores/as educacionais, supervisores/as, analistas de rede, dentre outros/as).

O objetivo geral do “MBA em Gestão da Educação Católica:liderança, gestão, currículo e pastoralidade” é oferecer formação sólida e interdisciplinar aos/às envolvidos/as com a educação confessional católica, afim de lhes permitir uma atuação qualificada, fecunda e atualizada para que respondam aos desafios do tempo presente de maneira fidedigna ao Evangelho e aoReino de Deus.

Além disso, pretende criar comunidades de aprendizado que possibilitem o desenvolvimento integral e a formação continuada de educadores/as para assumirem cargos de liderança em instituições educacionais católicas.

Como objetivos específicos, este curso pretende:

  1. Relacionar evangelização e gestão como maneira de apreender a complexa realidade da educação confessional;
  2. Ampliar o conceito de evangelização para que o trabalho pastoral e gestor das instituições seja mais efetivo e adequado à realidade plural do mundo     contemporâneo e para que produza frutos concretos para o Reino de Deus;
  3. Compartilhar práticas de ação pastoral e gestão para potencializar o trabalho das instituições educacionais católicas nas diversas frentes e segmentos que     atua;
  4. Solidificar conhecimentos teóricos necessários ao trabalho educativo, com especial sensibilidade aos desafios atuais da sociedade.
DISCIPLINAS C/H
1º. JORNADA - Construção e partilha de repertórios teóricos
Religião, Educação e Contemporaneidade 20
Confessionalidade na contemporaneidade 20
Currículo Evangelizador 48
Ecologia integral e Doutrina Social da Igreja: Cidadania e Direitos Humanos na instituição educacional católica 16
Educação Socioemocional e Patrimônio Espiritual 16
Projetos de vida na Educação Católica 20
A Gestão na Instituição Educacional Católica: Inovação e Tradição 24
Gestão, Espiritualidade e Inovação Axiológica: desafios e possibilidades para as sociedades do conhecimento.(GEI) 24
Gestão de Gente e Cultura em instituições educacionais católicas 24
Gestão Evangélica e Administração Pastoral dos Bens 20
Gestão de Comunicação, Marketing e Relacionamento 12
Educação e Teologia Pastoral 12
TOTAL 256
2º. JORNADA - Construção e partilha de repertórios práticos
Catequese na instituição educacional católica 12
Práticas de gestão pastoral das Pessoas 08
Práticas de gestão de pastoral educativa 08
Práticas pedagógicas-pastorais com as infâncias 12
Práticas pedagógicas-pastorais com as adolescências e juventudes 12
Práticas pedagógicas-pastorais com a Comunidade Educativa (estudantes, educadores/as e famílias) 12
TOTAL 64
3º. JORNADA - Mentoria
Mentoria 16
TOTAL 16
4º. JORNADA – A liderança é um serviço!
A liderança é um serviço! 24
TOTAL 24
5º. JORNADA – A liderança é uma Alegria!
A liderança é uma Alegria! -
TOTAL -
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 360
DISCIPLINA: Religião, educação e contemporaneidade
Código:
Carga Horária: 20h.
EMENTA
Compreensão e panoramas da contemporaneidade. Pluralidade e diferença religiosa no contexto educacional. Gestão e diversidade religiosa no contexto educativo. Tensionamentos entre inovação e tradição. Contexto, perspectivas e tendências na educação católica. Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. Boas práticas de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso.
DISCIPLINA: Confessionalidade na contemporaneidade
Código:
Carga Horária: 20h.
EMENTA
A crise das instituições e o fim dos metarrelatos e confessionalidade. Campo religioso brasileiro; Desafeição religiosa; Igreja e sociedade; Igreja e Educação.
DISCIPLINA: Currículo Evangelizador
Código:
Carga Horária: 48h
EMENTA
Conceitos e fundamentos gerais das Teorias de currículo. Organização curricular das instituições educacionais. Aspectos teóricos e metodológicos do conceito de currículo evangelizador. Processo de construção do currículo evangelizador. Perspectivas bíblicas, cristológicas, antropológico-teológicas e eclesiológicas. Possibilidades de evangelização na BNCC e no currículo. Ensino Religioso e evangelização na instituição educacional católica. Currículo evangelizador em uma instituição educacional católica em pastoral.
DISCIPLINA: Ecologia integral e Doutrina Social da Igreja: Cidadania e Direitos Humanos na instituição educacional católica.
Código:
Carga Horária: 16h
EMENTA
Pntrodução à DSI; Dignidade humana como fundamento da DSI e dos Direitos Humanos; Interfaces da DSI e dos Direitos Humanos; Ecologia integral no contexto da DSI; Cidadania, direitos humanos e ecologia integral no contexto das instituições educacionais católicas. Interseccionalidade, DSI e justiça interespecífica; direito de outras espécies; ASG.
DISCIPLINA: Educação Socioemocional e Patrimônio Espiritual
Código:
Carga Horária: 16h
EMENTA
Educação socioemocional na contemporaneidade. Inteligências emocional e espiritual. BNCC e educação socioemocional. Carisma e patrimônio espiritual como fonte para o desenvolvimento de competências espirituais e soft skills.
DISCIPLINA: Projetos de vida na Educação Católica
Código:
Carga Horária: 20h
EMENTA
Aspectos pedagógicos, psicológicos, sociológicos, antropológicos, filosóficos e teológicos do Projeto de vida. Projeto de vida no contexto da BNCC. Profissão e vocação. Metodologias de construção do Projeto de Vida.
DISCIPLINA: Gestão na Instituição Educacional Católica: Inovação e Tradição
Código:
Carga Horária: 24h
EMENTA
Aspectos históricos e filosóficos da Educação Católica. Tradição em Excelência Educacional das instituições educacionais católicas. Inovação e Tradição. Carisma: mercado, posicionamento, redes, cooperação. Gestão da Identidade Confessional.
DISCIPLINA: Gestão, Espiritualidade e Inovação Axiológica: desafios e possibilidades para as sociedades do conhecimento.
Código:
Carga Horária: 24h
EMENTA
Sociedades do Conhecimento. Mundo BANI. Epistemologia Axiológica. Inovação Axiológica. Patrimônio Espiritual. Gestão e Espiritualidade. Gestão do Propósito. Inteligência Espiritual. Intuição e Criatividade. Diversidade e Inclusão. Novos sistemas de engajamento, construção de sentidos e trabalho em equipe. Projetos Axiológicos Coletivos.
DISCIPLINA: Gestão de Gente e Cultura em instituições educacionais católicas
Código:
Carga Horária: 24h
EMENTA
Cultura Organizacional Católica. Introdução ao Comportamento Organizacional. Gestão estratégica de pessoas. Soft skills e hard skills. Autoconhecimento. O papel da Liderança. Diversidade e Inclusão. Avaliação de Desempenho. Mercado e relações de trabalho.
DISCIPLINA: Gestão Evangélica e Administração Pastoral dos Bens
Código:
Carga Horária: 20h
EMENTA
Gestão Evangélica e Administração Pastoral dos Bens: dimensões administrativa, financeira, econômica, contábil e jurídica. Compliance e Governança corporativa. Legislação da Educação Confessional Católica. Planejamento Estratégico.
DISCIPLINA: Gestão de Comunicação, Marketing e Relacionamento
Código:
Carga Horária: 12h
EMENTA
Comunicação, Identidade Institucional e gestão de marca. Estratégias mercadológicas e posicionamento. Marketing digital. Gestão de crises e assessoria de imprensa. Gestão de Matrículas e Relacionamento.
DISCIPLINA: Educação e Teologia Pastoral
Código:
Carga Horária: 12h
EMENTA
Definição e método. Fundamentos de Teologia pastoral. Pastoral como missão da Igreja. Missão da Igreja na educação. Evangelização e pastoral na comunidade educativa. Teologia pastoral como prática educativa. Escola em pastoral.
DISCIPLINA: Catequese na instituição educacional católica
Código:
Carga Horária: 12h
EMENTA
(Des)escolarização da catequese. Comunidade educativa como comunidade de fé (?). Crise da transmissão no contexto da instituição educacional católica. Caminho catequético da fides quae à fides qua. Catequese como processo de educação na fé. Catequese permanente.
DISCIPLINA: Práticas de gestão pastoral das Pessoas
Código:
Carga Horária: 08h
EMENTA
Ambiência Pastoral. Cuidado pastoral com pessoas e processos. Gestão de crises.
DISCIPLINA: Práticas de gestão de pastoral educativa Código: Carga Horária: 08h EMENTA Planejamento e estruturação pastoral. Projetos Pedagógicos-Pastorais. Inteligência Pastoral. DISCIPLINA: Práticas pedagógico-pastorais com as infâncias Código: Carga Horária: 12h EMENTA Dimensão antropológica e sociológica das infâncias. Evangelização das infâncias. Partilha de práticas de evangelização e pastoral. DISCIPLINA: Práticas pedagógico-pastorais com as adolescências e juventudes Código: Carga Horária: 12h EMENTA Dimensão antropológica e sociológica das juventudes. Evangelização das juventudes. Partilha de práticas de evangelização e pastoral.
DISCIPLINA: Práticas pedagógico-pastorais com a Comunidade Educativa (estudantes, educadores/as e famílias)
Código:
Carga Horária: 12h
EMENTA
Dimensão cultural e histórica da comunidade educativa. Evangelização na comunidade educativa. Igreja em saída. Partilha de práticas de evangelização e pastoral.
DISCIPLINA: Mentoria
Código:
Carga Horária: 16h
EMENTA
Acompanhamento de desenvolvimento profissional.Dimensão pastoral da gestão. Mentoria em pessoas e bens; Mentoria em processos pedagógico-pastorais. Discussão de cases. Performance e gestão.
DISCIPLINA: Construção do Propósito de Liderança
Código:
Carga Horária: 24h
EMENTA
Liderança em tempos de incerteza. IDS-ICS (Interesse, Distanciamento e Silenciamento com Indagação, Comunicação e Serviço). Propósito de Liderança: mestres e mestras da sabedoria. Tradição e inovação.
No items found.