Comunicado interno n°15

31.8.2021

Da Reitoria à comunidade acadêmica da sede do ISTA, em Belo Horizonte, sobre o possível retorno às atividades presenciais.


Belo Horizonte, 20 de agosto de 2021.

           Caros estudantes e professores dos cursos presenciais,

           Caros colaboradores dos setores administrativos,

           Paz e bem!

           Todos recebemos pelos meios de comunicação, ontem e hoje, o anúncio de uma possível autorização de retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino superior (IES) em Belo Horizonte. O anúncio é ainda extraoficial, pois aguarda a publicação do decreto pelo Gabinete do Prefeito, possivelmente amanhã (21/08).

           A notícia nos causa alegria e apreensão. Por um lado, alegra-nos que possamos avançar no processo de reabertura dos serviços de educação, de cuja essencialidade ninguém de nós duvida, após tantos meses de ensino remoto. Por outro lado, os indicadores mais recentes de saúde pública do município não nos oferecem convicção de que seja realmente o momento mais oportuno dessa reabertura.

           De todo modo, o retorno às atividades presenciais é uma decisão que exige das IES responsabilidade e planejamento, além do diálogo com sua própria comunidade acadêmica. E, antes da publicação do decreto municipal, em que se descrevam com precisão as condições desse possível retorno, qualquer encaminhamento nos parece precipitado.

           No caso de o decreto ser publicado amanhã, todos receberão na próxima segunda-feira (23/08) um formulário de consulta, a partir do qual se pretende iniciar essa reflexão. Como já afirmado em outras ocasiões, não pretendemos forçar um retorno ao presencial sem que estejam reunidas as condições sanitárias e pedagógicas necessárias, tampouco adiá-lo indefinidamente e sem razão.

           Estejamos, pois, atentos e disponíveis aos próximos passos que, necessariamente, daremos juntos.

Acesse o documento aqui: https://www.ista.edu.br/institucionais/portarias