SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

18.11.2021

Em um mundo inundado de mensagens, mediado por algoritmos e com inúmeras oportunidades para aprender e também para confundir, as habilidades de gerenciar informação e conhecimento tornam-se cada vez mais estratégicas. Nesse novo contexto, as bibliotecas e os bibliotecários aparecem como um elo essencial entre as novas maneiras de ler e esse mundo de aprendizado, conhecimento e oportunidades — verdadeiros difusores da educação midiática. (Educamidia.org)

Foi dentro deste contexto que A Biblioteca Edith Stein comemorou sua II Semana do Livro e da Biblioteca. Nossos professores gravaram vídeos, onde nos apresentaram conteúdos bastante reflexivos sobre o tema: A importância das bibliotecas para o desenvolvimento de competências em Alfabetização Midiática e Informacional - AMI. 

O Conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático, em todos os seus formatos, dos impressos aos digitais, é o que conhecemos por AMI. A UNESCO tem apresentado um  avanço  impressionante  na área da AMI. Todos os anos, desde 2011, também em outubro, ela promove “A Semana Global de Alfabetização de Mídia e Informação”. É um evento mundial, e seu objetivo é que todo  cidadão se envolva nas celebrações de várias maneiras. Veja aqui o registro do nosso evento : https://en.unesco.org/commemorations/globalmilweek/2021/aroundtheworld

O  desafio  na atualidade, segundo a UNESCO, é desenvolver  políticas  que permitam  o  equilíbrio entre  dois  objetivos que,  de  certa forma, são  conflitantes: maximizar o potencial  das  mídias e  novas tecnologias de  informação  e minimizar  os  riscos associados.

Esse é um desafio para  os  vários atores: formuladores de políticas, organizações de mídia, provedores de conteúdo da internet, escolas, comunidade  de  pesquisa, uma  série  de organizações  da  sociedade civil,  além dos jovens, dos professores e outros adultos. Esta é uma forma de trabalharmos e nos engajar, pela promoção de um ambiente informacional mais cordial, justo e confiável.

Assista aqui o vídeo dos professores:

Os vídeos na íntegra e as fotos podem ser vistos no FACEBOOK da Biblioteca Edith Stein, @bibliotecaista.