Visita Acadêmica da Universidade Salesiana ao ISTA

16.9.2022

Nos dias 17 a 19 de agosto, o ISTA recebeu a visita de Pe. Thiago Barros Nunes SDB, professor adjunto da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Salesiana (UPS), sediada em Roma e que mantém diversos centros afiliados no mundo inteiro. A Visita Acadêmica faz parte do processo de renovação da Afiliação do ISTA à UPS, convênio firmado em 1995 e ainda vigente para oferta do curso de Bacharelado Canônico em Teologia.

A Afiliação dos Institutos de Educação Superior às Universidades Pontifícias tem por objetivo capilarizar a oferta dos cursos canônicos de graduação e pós-graduação, possibilitando acesso às certificações sem que o estudante precise deixar seu país para estudar em Roma. O diploma canônico, embora necessite revalidação civil em muitos países, é reconhecido por todas as Universidades e Institutos Superiores canônicos do mundo inteiro. Representa, portanto, uma oportunidade preciosa de formação sólida e acesso facilitado à pós-graduação stricto sensu nessas instituições. Ao longo de 27 anos, o ISTA tem ofertado o Bacharelado Canônico em Teologia, que pode ser cursado concomitantemente ao Bacharelado civil em Teologia e a Pós-Graduação em Teologia Presbiteral, ambos certificados e reconhecidos pelo MEC.

Na Visita Acadêmica, Pe. Thiago Nunes se encontrou com os/as estudantes e os/as professores/as do curso de Teologia, de quem ouviu impressões sobre as ofertas atuais da UPS no ISTA, bem como as sugestões para outras iniciativas de parceria e colaboração entre as duas instituições. Também os setores administrativos participaram ativamente das atividades Visita.

A Celebração de Abertura do semestre acadêmico e a Aula Inaugural marcaram o encerramento da Visita Acadêmica da UPS ao ISTA. Ambientando o relançamento do Projeto Terra de Quilombos, agora incorporado às iniciativas do ISTA, a eucaristia foi presidia por Pe. Mauro Luiz da Silva, curador do Museu de Quilombos e Favelas Urbanos (MUQUIFU), de Belo Horizonte, e cantada pelo Congado Moçambique de São Benedito, de Bom Despacho. Após a celebração, diversos membros do Reinado, integrantes da Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais, apresentaram o itinerário da Federação e as lutas que hoje marcam sua atuação – uma verdadeira aula inaugural! A cerimônia terminou na sala do Projeto Terra de Quilombos, no prédio 2 do ISTA. O espaço é aberto a projetos de conscientização, ações afirmativas e reparação do racismo estrutural que ainda marca a sociedade brasileira.

Os relatórios da Visita Acadêmica da UPS se juntam aos documentos que compõem o processo de renovação da Afiliação do ISTA. Aprovados pela UPS, seguem para o Dicastério para a Educação Católica, órgão da Santa Sé responsável por gerenciar os processos de Afiliação e do qual se aguarda o Decreto de Renovação, em breve.

Na visita, o ISTA renovou seu compromisso formativo com a Vida Religiosa Consagrada e seu alinhamento aos valores expressos pelo Papa Francisco na Veritatis Gaudium. Também manifestou sua gratidão à UPS pelos muitos anos de Afiliação, que promete ainda render muitos frutos para as duas instituições.

Confira as fotos: